quinta-feira, 23 de julho de 2015

Balanço das Atividades da Biblioteca: 2014 - 2015


Final de um ano letivo de intensa atividade para a Biblioteca da Escola Secundária Abade de Baçal.
Das muitas atividades realizadas fizeram eco o jornal Outra Presença, o blogue da BIBESAB, a nossa página do Facebook e o Boletim In-Formativo.
Compete-nos, finalmente, agradecer a todos os que colaboraram com a Equipa da Biblioteca e a todos os membros da Comunidade Educativa que contribuíram para o êxito das nossas atividades!






quinta-feira, 2 de julho de 2015

A Escola Secundária Abade de Baçal no Parlamento dos Jovens


A Escola Secundária Abade de Baçal participou, uma vez mais, no programa Parlamento dos Jovens – Básico e Secundário. Foi desenvolvido em articulação com a Biblioteca Escolar, que o divulgou e apoiou nas diferentes atividades – debates, eleições, Sessões Escolares, preparação das Sessões Distritais e da participação na Mesa da Sessão Nacional do Básico, a 4 e 5 de maio.
No Básico, que teve por tema o “Combate ao insucesso escolar”, participaram os alunos Aníbal Fernandes, Inês Barros, Matilde Fernandes, Mariana Salazar, Mariana Magalhães, Diogo Ventura, Catarina Fernandes, Mara Vaz, Bruna Alves e Rúben Ferreira. Foram eleitos à Sessão Distrital, como deputados, os alunos Aníbal Fernandes, Inês Barros, Bruna Alves, Matilde Fernandes, Diogo Ventura e Catarina Fernandes, esta última como suplente. A Mariana Salazar foi eleita Presidente da Mesa da Sessão Distrital, numa reunião realizada no IPDJ. A 13 de abril, participou também, por videoconferência, com o apoio técnico da professora Fátima Martins, Coordenadora da Área Disciplinar de Informática, na eleição da Mesa da Sessão Plenária, tendo sido eleita Secretária. Assim, participou na Sessão Nacional, na Assembleia da República, nos dias 4 e 5 de maio, tendo sido acompanhada pela professora coordenadora do Parlamento dos Jovens.
No Secundário, subordinado ao tema “Ensino Público e Privado: que desafios?”, participaram os alunos João Gonçalves, Daniel Estevinho, Diogo Asseiro, Daniela João, Telmo Afonso, Daniel Fernandes, João Murçós, João Dias, Pedro Venâncio e Inês Fernandes, tendo os primeiros cinco participado na Sessão Distrital, como deputados. O Daniel Fernandes participou como vice-presidente da Mesa.