sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Prioridades da Rede de Bibliotecas Escolares para o ano letivo 2018/2019 | ministério da educação

No âmbito dos trabalhos de preparação do ano letivo 2018-2019, o Ministério da Educação definiu as prioridades de atuação das Bibliotecas Escolares, que a seguir se elencam:

1. Um trabalho mais aprofundado com as escolas de 1.º ciclo, integrando as bibliotecas nas dinâmicas de trabalho em sala de aula e formando os professores titulares de turma em práticas de formação de leitores e dinamização de literacia familiar;

2. A implementação do referencial "Aprender com a Biblioteca Escolar", que preconiza metodologias de trabalho cooperativo entre professores, colocando a biblioteca no centro das atividades da escola e explora o trabalho dos professores bibliotecários como mediadores de aprendizagens;

3. A promoção de um trabalho de avaliação das literacias, através do desenvolvimento de instrumentos rigorosos para a avaliação da competência leitora;
4. A promoção da inovação pedagógica e da flexibilidade curricular a partir da biblioteca escolar, enquanto espaço privilegiado do cruzamento de saberes disciplinares e do acesso a múltiplos recursos;

5. A implementação da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, através da capacitação das bibliotecas com instrumentos de participação dos alunos no comentário aos temas da atualidade e no acesso a recursos que lhes permitam desenvolver conhecimentos e capacidade crítica;
  
6. O reforço das literacias digitais, através da promoção de leitura em diferentes formatos e da promoção da competência de leitura em texto e hipertexto.
Estas prioridades colocam as Bibliotecas Escolares no centro da escola, reforçando o seu papel enquanto instrumento de promoção de melhores aprendizagens.

Para a sua concretização, serão disponibilizadas ações de formação, recursos digitais e documentação de apoio às escolas, já a partir de setembro de 2018.

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

2018.2019

Nova etapa se inicia. A equipa da Biblioteca da Escola Secundária Abade de Baçal espera poder contar com a participação da comunidade escolar nas atividades que vai propor ao longo do ano letivo que agora começa. O nosso propósito é contribuir para a formação dos jovens que frequentam a nossa escola.


segunda-feira, 11 de junho de 2018

Autor do Mês de Junho: Germano Almeida

Germano Almeida nasceu na ilha da Boa Vista em 1945. Licenciou-se em Direito na Universidade Clássica de Lisboa. Vive em São Vicente onde, desde 1979, exerce a profissão de advogado.
Venceu este ano (2018) o Prémio Camões

 (Ver+)

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Deana Barroqueiro vem à Escola



Deana Barroqueiro nasceu em New Haven - Connecticut, nos Estados Unidos da América, em 23 de julho de 1945. Licenciou-se em Filologia Românica na Faculdade de Letras de Lisboa. Por vocação, tornou-se professora de Português, fazendo o estágio na Escola Secundária Passos Manuel, em Lisboa, onde tem concretizado a maioria dos seus projetos de Teatro e de Escrita Criativa
Publicou oito romances históricos e dois livros de contos, os quais já se encontram traduzidos e editados em Espanha, em Itália e no Brasil. É autora do primeiro livro de ficção editado pela Porto Editora, D. Sebastião e o Vidente e venceu o Prémio Máxima de Literatura (Prémio Especial do Júri).
(Ver +)

Prevenir e Educar - Por uma Floresta Verde (Aconteceu na BIBESAB a 2 de Maio)




























segunda-feira, 7 de maio de 2018

"Sete Dias com os Media"




Autor do Mês de Maio: Modesto Navarro

António Modesto Navarro nasceu em Vila Flor a 3 de Fevereiro de 1942.
A sua atividade literária inicia-se em 1968 com um livro de contos, "Libelo Acusatório", prefaciado por José Saramago. A sua obra é maioritariamente de ficção (romances e contos). Efetuou também levantamentos sociológicos e reportagens, bem como poesia e uma recolha de textos de poetas populares alentejanos. Pode assim dizer-se que António Modesto Navarro é de longe o mais fecundo ficcionista do Nordeste Trasmontano. Muitas das suas obras têm por pano de fundo o Nordeste Trasmontano, com a sua falta de perspetivas para os jovens, as difíceis condições de sobrevivência, a prepotência dos ricos e poderosos, as histórias da emigração.
Em 1991 recebeu o Prémio Caminho de Literatura Policial pelo seu romance "Condenado à Morte".

(Ver+)