quarta-feira, 12 de dezembro de 2018
terça-feira, 4 de dezembro de 2018
Autor do mês de dezembro: Florbela Espanca
![]() |
| [Clique na imagem para Ler+] |
Eu sou a que no mundo anda perdida,
Eu sou a que na vida não tem norte,
Sou a irmã do Sonho, e desta sorte
Sou a crucificada ... a dolorida ...
Sombra de névoa ténue e esvaecida,
E que o destino amargo, triste e forte,
Impele brutalmente para a morte!
Alma de luto sempre incompreendida! ...
Sou aquela que passa e ninguém vê ...
Sou a que chamam triste sem o ser ...
Sou a que chora sem saber porquê ...
Sou talvez a visão que Alguém sonhou,
Alguém que veio ao mundo pra me ver
E que nunca na vida me encontrou!
Florbela Espanca, in "Livro de Mágoas"
quarta-feira, 7 de novembro de 2018
Concurso Nacional de Leitura
Inscreve-te! Participa! Representa a tua Escola!
[Clique na imagem para Ler+]
3.º Ciclo: O Velho que lia Romances de Amor - Luis Sepúlveda
Ensino Secundário: A Cidade e as Serras - Eça de Queirós
Autor do mês de novembro: José Saramago
O autor do mês de novembro é José Saramago. Galardoado com o Nobel de Literatura de 1998, ganhou, também, em 1995, o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa.
[Clique na imagem para Ler+]
Dia da Biblioteca Escolar
Celebrado na quarta segunda-feira do mês de outubro, o Dia da Biblioteca Escolar tem como objetivo destacar a importância das bibliotecas escolares na educação, assim como promover o gosto pela leitura. Esta data foi comemorada, pela primeira vez, em outubro de 1999.
[Clique na imagem para Ver+]
quinta-feira, 25 de outubro de 2018
Dia Mundial da Alimentação
Porque "As nossas ações são o nosso futuro. Um mundo com fome zero para 2030 é possível..."
[Clique na imagem para Ver+]
Autor do mês de outubro: Eduardo Lourenço
O autor do mês de Outubro é Eduardo Lourenço, professor e filósofo português.
[Clique na imagem para Ler+]
[Clique na imagem para Ler+]
sexta-feira, 21 de setembro de 2018
Prioridades da Rede de Bibliotecas Escolares para o ano letivo 2018/2019 | ministério da educação
No âmbito dos trabalhos de preparação do ano letivo 2018-2019, o Ministério da Educação definiu as prioridades de atuação das Bibliotecas Escolares, que a seguir se elencam:
2. A implementação do referencial "Aprender com a Biblioteca Escolar", que preconiza metodologias de trabalho cooperativo entre professores, colocando a biblioteca no centro das atividades da escola e explora o trabalho dos professores bibliotecários como mediadores de aprendizagens;
3. A promoção de um trabalho de avaliação das literacias, através do desenvolvimento de instrumentos rigorosos para a avaliação da competência leitora;
4. A promoção da inovação pedagógica e da flexibilidade curricular a partir da biblioteca escolar, enquanto espaço privilegiado do cruzamento de saberes disciplinares e do acesso a múltiplos recursos;
5. A implementação da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, através da capacitação das bibliotecas com instrumentos de participação dos alunos no comentário aos temas da atualidade e no acesso a recursos que lhes permitam desenvolver conhecimentos e capacidade crítica;
6. O reforço das literacias digitais, através da promoção de leitura em diferentes formatos e da promoção da competência de leitura em texto e hipertexto.
Estas prioridades colocam as Bibliotecas Escolares no centro da escola, reforçando o seu papel enquanto instrumento de promoção de melhores aprendizagens.
Para a sua concretização, serão disponibilizadas ações de formação, recursos digitais e documentação de apoio às escolas, já a partir de setembro de 2018.
Subscrever:
Mensagens (Atom)










