segunda-feira, 11 de março de 2019

Pat R

Patrícia Ribeiro, Pat R de nome artístico, visitou a Escola Secundária Abade de Baçal no dia 1 de março. 
 
Havia tanto que poderia dizer sobre mim e haveria tanto que nem sequer seria capaz de o fazer, porque não o sei, ainda. Haveria muito que gostaria de contar, mas falta-me o contexto, o tempo, o espaço. Não saberia ao certo como o colocar, como o confessar, como o deixar sair e o controlar, sem que tome vida própria e pareça exagerado, descontrolado. Haveria inúmeras coisas que poderia dizer sobre mim e ainda assim não significariam nada. Portanto, vou optar por não as dizer, vou guardá-las em mim onde sei que não magoam ninguém, onde sei que não causam danos. Mas, citando Truman Capote, uma coisa é certa "As palavras salvaram-me sempre da tristeza."

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Autor do mês de dezembro: Florbela Espanca

[Clique na imagem para Ler+]
Eu

Eu sou a que no mundo anda perdida,
Eu sou a que na vida não tem norte,
Sou a irmã do Sonho, e desta sorte
Sou a crucificada ... a dolorida ...

Sombra de névoa ténue e esvaecida,
E que o destino amargo, triste e forte,
Impele brutalmente para a morte!
Alma de luto sempre incompreendida! ...

Sou aquela que passa e ninguém vê ...
Sou a que chamam triste sem o ser ...
Sou a que chora sem saber porquê ...

Sou talvez a visão que Alguém sonhou,
Alguém que veio ao mundo pra me ver
E que nunca na vida me encontrou!

Florbela Espanca, in "Livro de Mágoas"

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Concurso Nacional de Leitura

Inscreve-te! Participa! Representa a tua Escola!
[Clique na imagem para Ler+]

3.º Ciclo: O Velho que lia Romances de Amor - Luis Sepúlveda
Ensino Secundário: A Cidade e as Serras - Eça de Queirós

Autor do mês de novembro: José Saramago

O autor do mês de novembro é José Saramago. Galardoado com o Nobel de Literatura de 1998, ganhou, também, em 1995, o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa. 
[Clique na imagem para Ler+]

Dia da Biblioteca Escolar




Celebrado na quarta segunda-feira do mês de outubro, o Dia da Biblioteca Escolar tem como objetivo destacar a importância das bibliotecas escolares na educação, assim como promover o gosto pela leitura. Esta data foi comemorada, pela primeira vez, em outubro de 1999.
[Clique na imagem para Ver+]